sábado, 30 de abril de 2011

Depoimentos

     Várias pessoas além dos alunos bolsistas da Unicentro estão envolvidos no desenvolvimento do projeto PIBID Química. Entre elas, direção e equipe pedagógica dos Colégios em que o projeto está sendo desenvolvido. O diretor do Colégio Estadual Professor Pedro Carli, Elton Lange, escreveu sobre o PIBID:

     "Pelo segundo ano o projeto PIBID está sendo desenvolvido em nosso colégio. Para os alunos é de suma importância, uma vez que os estagiários inclusos no projeto ajudam tirando dúvidas, aprimorando assim o conhecimento que é o objetivo maior dos educandos. Gostaríamos de parabenizar a Unicentro e a todos os professores e alunos envolvidos neste brilhante projeto."

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Entrevista do Prof. Fernando Galembeck concedida ao site 365 dias de Química

   Esse é um trecho da reportagem do Jornal Alquimista 77 abril de 2011, da USP, que está entrevistando todo mês personalidades da Química para falarem sobre esta ciência maravilhosa em comemoração sobre o Ano Internacional da Química.
    Como e quando tudo começou?
Meu interesse pela Química surgiu a partir dos onze anos, quando passei a trabalhar no escritório do laboratório farmacêutico de meu pai, fazendo arquivos, datilografando, emitindo notas fiscais, empacotando remédios para enviar às farmácias, etc.. As embalagens e bulas dos medicamentos me pareciam fascinantes e o ponto alto, para mim, eram as fórmulas, com nomes de substâncias, suas atividades, quantidades e concentrações. Aprendi que substâncias químicas fazem a diferença entre a saúde e a doença e que elas eram a base do sustento material da minha família.
     Por que fez essa escolha profissional?
Meu interesse pela Química cresceu nas aulas de ciências e depois de Química. No colegial, um grupo da minha classe organizou um laboratório, que funcionava na casa do Nelson Reis, imagine! Dois fatores foram decisivos para que eu fizesse o curso de Química: primeiro, meu professor de Química e Física, Hermann U. Nabholz, me disse que eu deveria cultivar minha inclinação para a pesquisa. Além disso, a situação  financeira da minha família não me permitiria passar um ano fazendo cursinho. Portanto, eu deveria passar no primeiro vestibular que fizesse, e o do curso de Química da Faculdade de Filosofia era menos concorrido que o de Engenharia Química.

     Alguma sugestão para os novos profissionais e estudantes?
Leiam muito mais do que estão lendo. Se acharem que já estão lendo muito, leiam mais ainda. Reflitam, pensem e planejem bastante, para que o trabalho renda. Trabalhar muitas horas não ajuda, se o tempo não for muito bem aproveitado. Se não conseguirem fazer Química com paixão, mudem para outra atividade que possam exercer com paixão. 
    Quais barreiras a Química precisa ultrapassar ou quais perguntas ainda precisam ser respondidas?
A Ciência atual é arrogante, mas suas realizações são ainda modestas. Precisamos criticar e em grande parte liberar-nos da herança positivista e do  reducionismo excessivo. Sou físico-químico e tenho trabalhado em Eletrostática, que para muitos professores de Física é um assunto bem conhecido da Física do século 19. De fato, a ignorância humana em Eletrostática é profunda. Não sabemos ainda encaixar os
fenômenos eletrostáticos no  quadro da teoria atômicomolecular e isso causam explosões, incêndios e mortes, todos os anos. No caso do atrito, a situação é ainda pior. Pouco compreendemos, embora muitas pessoas achem que, usando palavras pomposas (tribologia, triboeletricidade, etc.), estejam respondendo questões científicas. A primeira pergunta que precisa ser respondida, em ciência em geral e em Química, é a seguinte: por que tantos cientistas gostam de trocar o esforço de compreensão do nosso mundo por um
palavreado quase vazio?

  
  

domingo, 24 de abril de 2011

O Teatro na Educação

    " O teatro é parceiro da escola na educação do homem. É uma peça a mais no material didático, uma ferramenta que o mestre utiliza para trabalhar conjuntamente com seus alunos em qualquer disciplina: história, geografia, literatura... É tão importante quanto o giz, o apagador o quadro e outros elementos inerentes a sala de aula. Através do teatro, a dinâmica da aula cria vida, proporcionando aos alunos e professores participação e efetiva atuação. desta forma, a aprendizagem passa a ser coletiva e as pessoas envolvidas aprimoram o pensamento, a prática pedagógica e acadêmica, pois o teatro desenvolve o corpo, a voz a memória, a concentração, a imaginação e o sentimento de grupo, fortalecendo a personalidade e dando segurança a todos os participantes " Jorge Acuña Pareas
       Com este espírito de interdisciplinariedade, a professora Neucinéia,  coordenadora do Projeto Pibid no Colégio Pedro Carli, na sexta-feira dia 15 de abril promoveu um momento diferente no Colégio, com a presença do Mímico Everton, que trouxe ao colégio um momento de diversão para os alunos e funcionários.
        Mais informações sobre o trabalho do Mímico Everton www.mimicoeverton.com.br/ 

Mímico Everton no Colégio Pedro carli


terça-feira, 19 de abril de 2011

Atividades de 2011

No ano de 2011, os alunos foram integrados para melhor desenvolvimento das atividades do PIBID.

Em ambos os colégios está sendo realizado o acompanhamento das atividades em sala de aula, com a realização de atividades experimentais e o auxílio nas atividades escolares, tais como a resolução de exercícios em sala de aula, aulas tira-dúvidas.
Os alunos bolsistas também foram solicitados a produzir jogos didáticos para a melhor compreensão dos conteúdos químicos. Reuniões periódicas também estão sendo realizadas para a discussão da realidade escolar encontrada nos colégios onde o projeto está sendo desenvolvido.
Também está sendo discutida a possibilidade de se trabalhar com oficinas temáticas que possibilitem atividades interdisciplinares que melhorem a qualidade da educação.


Em breve novidades sobre as atividades a serem realizadas :)

I Varal da Química - Fotos

Orbitais Moleculares- Colégio Pedro Carli

Gabriel e Marcelo dando explicações aos alunos do Colégio Pedro Carli
Grupo Colégio Liane: Luana, Josiane, Profª Vivian, Marcelo, Gabriel e Rafaela

Alunos observando as redações no Colégio Liane

Cartazes sobre a História da Tabela Periódica - Colégio Pedro Carli

Histórico

Bom dia colegas PIBIDianos :)

O PIBID Química iniciou suas atividades em abril de 2010, nos colégios estaduais Liane Marta Rocha e Professor Pedro Carli. As atividades seguiram um cronograma proposto, conforme metas que deveriam ser seguidas nos primeiros meses de projeto;

Meta 1
  • Apresentação dos bolsistas a todos os funcionários, direção e equipe pedagógica;
  • Avaliação da estrutura física do colégio no qual as atividades seriam desenvolvidas;
  • Os laboratórios didáticos foram reativados com a organização de vidrarias e reagentes. Em uma das escolas,  o laboratório estava sendo utilizado como almoxarifado.
  • Análise do projeto político-pedagógico da escola, bem como a participação em conselhos de classe e reuniões pedagógicas da escola.
Meta 2
  • Avaliação do desempenho dos alunos;
  • Acompanhamento das atividades realizadas pela professora supervisora
  • Avaliação do livro didático adotado pela escola.
  • Participação nas avaliações bimestrais e recuperações
Atividades complementares
  • Planejamento, elaboração e execução de uma exposição de redações redigidas pelos alunos - "Varal da Química"
  • Participação de grupo de estudo organizado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) enfocando assuntos como o Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais, Materiais de laboratório, Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE), entre outros.
  • Apresentação de estudo avaliativo parcial do projeto PIBID no XVIII Encontro de Química da Região Sul (SBQSul).
  • Realização do 1º Encontro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência com a participação de coordenadores, bolsistas, professores e supervisores dos projetos do Programa PIBID.