sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Exercícios 2ª série Ensino Médio

Exercícios complementares para a 2ª série do Ensino Médio


1. (UFRGS) Numa determinada área urbana, a concentração média do agente poluente SO2 no ar atmosférico atingiu o valor de 3,2 x 10-4 g.m-3. Essa concentração, expressa em mol.L-1 e em moléculas.m-3, corresponde, respectivamente, aos valores
a) 5,0 x 10-6 e 3,0 x 1018.
b) 3,2 x 10-7 e 6,0 x 1020.
c) 5,0 x 10-9 e 2,7 x 1025.
d) 5,0 x 10-3 e 3,0 x 1021.
e) 5,0 x 10-9 e 3,0 x 1018.
 
2. (UFRGS) Misturando-se 250 mL de solução 0,600 mol/L de KCℓ com 750 mL de solução 0,200 mol/L de BaCℓ2, obtém-se uma solução cuja concentração de íon cloreto, em mol/L, é igual a
a) 0,300.                                  
b) 0,400.                                  
c) 0,450.
d) 0,600.
e) 0,800.

3. (UFRGS) O volume, em mililitros, de uma solução de 0,5 mol/L de AgNO3 necessário para preparar 200 mililitros de uma solução 0,1 mol/L desse sal é igual a
a) 10.
b) 20.
c) 25.
d) 40.
e) 50.
 
4. (UFRGS) O soro fisiológico é uma solução aquosa que contém 0,9 % em massa de NaCℓ. Para preparar 200 mL dessa solução, a quantidade necessária de NaCℓ é de aproximadamente
a) 0,45 g.
b) 1,8 g.
c) 0,09 mol.
d) 0,18 mol.
e) 10,6 g.
 
5. (UFPB) Um técnico laboratorial, distraidamente, deixou derramar no chão um frasco de 20 mL de uma solução 0,2 mol/L de ácido sulfúrico. Na prateleira, ele dispunha de uma solução de hidróxido de sódio 0,6 mol/L. Nessa situação, para neutralizar completamente o volume de ácido derramado, será necessário um volume de base igual a:
a) 18,50 mL
b) 20,00 mL
c) 6,66 mL
d) 13,33 mL
e) 26,66 mL

6. (UFRJ) Antigamente, o açúcar era um produto de preço elevado e utilizado quase exclusivamente como medicamento calmante. No século XVIII, com a expansão das lavouras de cana-de-açúcar, esse cenário mudou. Hoje, a sacarose é acessível à maior parte da população, sendo utilizada no preparo de alimentos e bebidas. Um suco de fruta concentrado de determinada marca foi adoçado com 3,42 g de açúcar (sacarose: C12H22O11) em 200 mL de solução. Com este suco, foi preparado um refresco, adicionando-se mais 800 mL de água. A concentração em mol/L de sacarose no suco e a concentração em g/L de sacarose no refresco são, respectivamente
a) 0,05 mol/L e 34,2 g/L.
b) 0,05 mol/L e 3,42 g/L.
c) 0,5 mol/L e 3,42 g/L.
d) 0,5 mol/L e 34,2 g/L.
e) 0,05 mol/L e 342 g/L.

7. (UFSM) Os licores são constituídos principalmente de extrato de plantas, álcool etílico e uma grande quantidade de água e sacarose. Num copo de Becker, foram misturados 400 mL de solução de sacarose de concentração 57 g/L com 600 mL de solução de concentração 19 g/L do mesmo açúcar. A concentração da sacarose (C12H22O11) em mol L-1, na solução final é, aproximadamente,
a) 0,10
b) 0,34
c) 1,00
d) 3,42
e) 34,20

8. (UFRGS) O atleta Michael Phelps é considerado um fenômeno na natação. Contribui para esse sucesso uma particularidade metabólica que lhe confere uma recuperação fora do comum. Enquanto a maior parte dos nadadores, depois das competições, apresenta uma média de 10 milimols de ácido lático por litro de sangue, o nadador campeão apresenta apenas 5,6 milimols.
Fonte: Veja, n. 2073, p.122, 13 ago. 2008.
As concentrações de ácido lático (C3H6O3), em gramas por litro de sangue, que correspondem, respectivamente, a 10 milimols/L e 5,6 milimols/L, são de aproximadamente
a) 1 x 10-1 e 5,6 x 10-1.
b) 1 x 10-3 e 5,6 x 10-3.
c) 4,5 x 10-1 e 2,5 x 10-1.
d) 9 x 10-1 e 5 x 10-1.
e) 9 x 10-3 e 5 x 10-3.

9. (UFPR) A mistura de 26,7 g de NaCℓ (massa molar 53,4 g.mol-1) em água suficiente para que a solução apresente o volume de 500 mL resulta numa concentração de:
a) 26,7% (m/v).
b) 26,7 g.L-1.
c) 1,0 mol.L-1.
d) 0,0534 g.L-1.
e) 13,35 L.mol.
 
10. (UFPR) Durante a temporada de verão, um veranista interessado em química fez uma análise da água da Praia Mansa de Caiobá. Pôs para evaporar ao ar livre 200 mL de água dessa praia, e o material sólido resultante ele colocou no forno de sua casa, ligado a 180 °C, por algumas horas. Ao pesar o material resultante, ele encontrou 6 gramas de sólido como resultado. Supondo que o material encontrado pelo veranista era NaCℓ (59 g/mol), assinale a alternativa que apresenta a concentração desse sal na água do mar em mol/L.
a) 0,5.
b) 1.
c) 3,4.
d) 0,2.
e) 0,1.

11.(MAUÁ) Por que o catalisador altera velocidade de uma reação?


12. Qual a quantidade de mol existente em 81 g de água (H2O) ? Dados: O=16 e H=1.
a) 3, mol
e) 6,0 mol

13. Em 240 gramas de carbono, quantos átomos deste estão presentes?
Dados: M(Al) = 12 g/mol
1 mol = 6,02x1023 átomos
a) 3,7 x l023
b) 27 x 1022
c) 3,7 x l022
d) 1,2 x 1025
e) 27,31 x 1023

14. Qual das alternativas abaixo apresenta a substância de maior massa molecular?
Dados: Pb=207; S=32; Na=23; Cl=35,5 ; H=01; N=14; O=16; Ag = 108; Al = 27
a) PbS
b) NaCl
c) HNO3
d) Ag2SO4
e) Al2O3

15. Calcule a massa de 5 mol de átomos de Ferro:
Dado: Fe= 56
a) 500 gramas
b) 280 gramas
c) 360 gramas
d) 420 gramas
e) 100 gramas

16. As massas molares dos compostos NaOH, H2SO4, Ca(OH)2 valem respectivamente: Dados: Ca=40; Na=23; O=16; S=32; H=01
a) 17 g/mol, 73 g/mol, 64 g/mol
b) 18 g/mol, 63 g/mol, 74 g/mol
c) 18 g/mol, 66 g/mol, 98 g/mol
d) 74 g/mol, 63 g/mol, 18 g/mol
e) 40 g/mol, 98 g/mol, 74g/mol

Considere a reação NÃO BALANCEADA a seguir e responda às questões 17 e 18:
N2(g) + H2(g)  → NH3(g)

17. Qual a massa de nitrogênio que reage com 9g de hidrogênio?
a) 15g
b) 60g
c) 42g
d) 35g
e) 28g

18. Qual a quantidade, em mol, de amônia formada quando 3mol de nitrogênio reage?
a) 2 mol
b) 4mol
c) 6 mol
d) 8 mol

Exercícios 1ª série Ensino Médio

Exercícios complementares para a 1ª série do Ensino Médio


01- (PUC-SP) A notação 26 Fe 56 indica:
a) 26 átomos de ferro de número de massa 56.
b) 26 átomos grama de ferro de número de massa 56.
c) Um isóbaro de ferro de número de massa 56.
d) Um isótono de ferro de número de massa 56.
e) Isótopo de ferro de número de massa 56.

02- (STA. CASA) A questão deve ser respondida de acordo com o seguinte código:

A teoria de Dalton admitia que:
I. Átomos são partículas discretas de matéria que não podem ser divididas por qualquer processo químico conhecido;
II. Átomos do mesmo elemento químico são semelhantes entre si e têm mesma massa;
III. Átomos de elementos diferentes têm propriedades diferentes.

a) Somente I é correta.                        
b) Somente II é correta.                      
c) Somente III é correta.
d) I, II, III são corretas.
e) I e III são corretas.

03- (FUVEST) O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons, possui número atômico e número de massa igual a:
a)  17 e 17                                            
b) 17 e 18                                        
c) 18 e 17
d)  17 e 35                                            
e) 35 e 17

04- (MACK) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: “Um elemento químico é representado pelo seu ___________ , é identificado pelo número de __________ e pode apresentar diferente número de __________ .”
a) nome – prótons – nêutrons.
b) nome – elétrons – nêutrons.
c) símbolo – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – prótons – nêutrons.
e) símbolo – – elétrons – nêutrons.


05- (ACAFE) Considerando-se um elemento M genérico qualquer, que apresenta configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5, pode-se afirmar que:
I.   seu número atômico é 25;
II.  possui 7 elétrons na última camada;
III. apresenta 5 elétrons desemparelhados;
IV. pertencem a família 7A.

Estão corretas as afirmações:

a) I, II e III somente
b) I e III somente
c) II e IV somente
d) I e IV somente
e) II, III e IV somente

06- (ABC) De acordo com e regra de Hund, estrutura eletrônica do átomo de carbono, no estado fundamental, é representada por:
a) 1s2 2s2 3p2
b) 1s2 2s2 2px1 2py1
c) 1s2 2s2 2px1 2py1 2pz1
d) 1s2 2sp2 2px1 2py1
e) 1s2 2sp2 2px1

07- Indique a distribuição eletrônica do oxigênio (Z = 8) no estado fundamental.

08- (OSEC) Sendo o subnível 4s1 (com um elétron) o mais energético de um átomo, podemos afirmar que:
I.   o número total de elétrons desse átomo é igual a 19;
II.  esse apresenta quatro camadas eletrônicas;
III. a sua configuração eletrônica é 1s2  2s2  2p6  3s2  3p6  3d10  4s1

a) Apenas a firmação I é correta.
b) Apenas a firmação II é correta.
c) Apenas a firmação III é correta.
d) As afirmações I e II são correta

09- (PUC-SP) A ligação química entre o elemento de número atômico 19 é o tipo:
a) Iônica                                              
b) Covalente                                        
c) Dativa
d) Metálica                                          
e) Van der Waals

                           
10- (CESGRANRIO) Identifique, entre os compostos mencionados abaixo, o composto iônico:

a) BCl3            
b) Icl                
c) CsCl            
d) HCl                          
e) Cl2

11- (FUVEST) Considere as substâncias:

I.   argônio
II.  diamante
III. cloreto de sódio
IV. água

Dentre elas, apresentam ligações covalentes apenas:

a) I e II            
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

12- (FUVEST) Na tabela periódica, os elementos químicos estão ordenados:

a) Segundo seus volumes atômicos crescentes e pontos de fusão decrescentes;
b) Rigorosamente segundo suas massas atômicas crescentes e, salvo algumas exceções, também segundo seus raios atômicos crescentes;
c) De maneira tal que os ocupantes de uma mesma família têm o mesmo número de níveis de energia;
d) De tal modo que todos os elementos de transição se localizam no mesmo período;
e) De maneira tal que o volume atômico, ponto de fusão e energia de ionização variam periodicamente.

13- (FUVEST) O número de elétrons do cátion X2+ de um elemento X é igual ao número de elétrons do átomo neutro de um gás nobre. Esse átomo de gás nobre apresenta número atômico 10 e número de massa 20. O número atômico do elemento X é:

a) 8      
b) 10                
c) 12                
d) 18                
e) 20

14- (ABC) Pertencem à família dos calcogênios:

a) O cloro e o bromo.                          
b) O oxigênio e o nitrogênio.                
c) O selênio e o telúrio.
d) O sódio e o potássio.
e) O cálcio e o bário.


15- (UF VIÇOSA-MG) Os elementos 18Ar40, 19K40 e 20Ca40 são:

a) isótopos.                              
b) alótropos.                                    
c) isóbaros.
d) isômeros.                              
e) isótopos

16- (ITA) São definidas quatro espécies de átomos neutros em termos de partículas nucleares:

Átomo I   – possui 18 prótons e 21 nêutrons
Átomo II  – possui 19 prótons e 20 nêutrons
Átomo III – possui 20 prótons e 19 nêutrons
Átomo IV – possui 20 prótons e 20 nêutrons

Pode-se concluir que:

a) os átomos III e IV são isóbaros;
b) os átomos II e III são isoeletrônicos;
c) os átomos II e IV são isótopos;
d) os átomos I e II pertencem ao mesmo período da Classificação Periódica;
e) os átomos II e III possuem o mesmo número de massa.

17- (MACK) Assinale a alternativa incorreta:
 a)    19K40 é isóbaro de 18Ar40
f) Isótopos são átomos de diferentes números atômicos e iguais número de nêutrons.
g) 1H1, 1H2, 1H3 são isótopos
 d)    Isótonos são átomos de elementos diferentes e iguais número de nêutrons.
 e)    n.d.a.

18- (PUC-RIO) Os isótopos 8O16, 8O17, 8O18 possuem respectivamente os seguintes números de nêutrons:
a)  8, 8, 8                                              
b)  8, 9, 10                                        
c)  16, 17, 18
d)  24, 25, 26                                        
e) 18, 17, 16

19- Com referência à molécula H2S, forneça:

a) Distribuição eletrônica fundamental de cada elemento (H = 1; S = 16)
b) Fórmula eletrônica.

20- (UFRS) “Para a formação da ligação, duas condições são necessárias: um par de elétrons com spins opostos e um orbital estável em cada átomo. A força de ligação é qualitativamente proporcional à interpenetração das nuvens de carga dos dois átomos.” O texto refere-se à ligação:
a) iônica                                                  
b) metálica                                        
c) covalente
d) por forças de Van der Waals              
e) por pontes de hidrogênio

21- Dê as fórmulas das substâncias:

a) hidróxido de lítio                                e) ácido hipofosforoso
b) hidróxido de magnésio                       f) ácido fosforoso
c) hidróxido de níquel III                       g) ácido metabórico
d) hidróxido de prata                              h) ácido pirossulfúrico

22- Escrever as fórmulas empíricas dos compostos abaixo:

a) Cloreto de mercúrio (II)
b) Sulfato de ferro (III)
c) Hidróxido de alumínio
d) Cianeto de hidrogênio

 23- Assinale a alternativa que apresenta dois produtos caseiros com propriedades alcalinas.

a) Sal e coalhada.
b) Leite de magnésia e sabão.
c) Bicarbonato e açúcar.
d) Detergente e vinagre.
e) Coca-cola e água de cal.

24- Escrever a equação da reação entre KOH e H3PO4, na proporção de 1 mol para 1 mol, e dar nome no sal formado

25- (PUC-SP) A ligação química entre o elemento de número atômico 19 é o tipo:
a) Iônica                                              
b) Covalente                                        
c) Dativa
d) Metálica                                          
e) Van der Waals
                             
26- (CESGRANRIO) Identifique, entre os compostos mencionados abaixo, o composto iônico:
a) BCl3            
b) CsCl            
c) HCl                          
d) Cl2

27- (FUVEST) Considere as substâncias:
I.   argônio
II.  diamante
III. cloreto de sódio
IV. água

Dentre elas, apresentam ligações covalentes apenas:
a) I e II            
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

28- (FUVEST) Na tabela periódica, os elementos químicos estão ordenados:
a) Segundo seus volumes atômicos crescentes e pontos de fusão decrescentes;
b) Rigorosamente segundo suas massas atômicas crescentes e, salvo algumas exceções, também segundo seus raios atômicos crescentes;
c) De maneira tal que os ocupantes de uma mesma família têm o mesmo número de níveis de energia;
d) De tal modo que todos os elementos de transição se localizam no mesmo período;
e) De maneira tal que o volume atômico, ponto de fusão e energia de ionização variam periodicamente.

 29- (FUVEST) O número de elétrons do cátion X2+ de um elemento X é igual ao número de elétrons do átomo neutro de um gás nobre. Esse átomo de gás nobre apresenta número atômico 10 e número de massa 20. O número atômico do elemento X é:
a) 8      
b) 10                
c) 12                
d) 18                
e) 20

30- (ABC) Pertencem à família dos calcogênios:
a) O cloro e o bromo.                          
b) O oxigênio e o nitrogênio.                
c) O selênio e o telúrio.
d) O sódio e o potássio.
e) O cálcio e o bário.


31- Um próton pode ser representado por:
a)  HO                  
b) H-                          
c) e+                          
d) e-              
e) H+

32- (ACAFE) Considerando-se um elemento M genérico qualquer, que apresenta configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5, pode-se afirmar que:
I.   seu número atômico é 25;
II.  possui 7 elétrons na última camada;
III. apresenta 5 elétrons desemparelhados;
IV. pertencem a família 7A.

Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III somente
b) I e III somente
c) II e IV somente
d) I e IV somente
e) II, III e IV somente


Respostas
01)  E
02)  D
03)  D
04) D
05) B
06) B
07) Seguindo o diagrama de Pauling, para o átomo de oxigênio, que apresenta 8 elétrons,  temos: 1s2 2s2  2p4
08)  D
09) A
10) B
11) D
12) E
13) C
14) C
15) C
16)  E
17)  B
18)  B
19)  a) 1H – 1s1
     16S – 1s2  2s2  2p6  3s2  3p4
         b) H  ·  · S ·  ·  H
20) C
21)  a) LiOH
       b) Mg(OH)2
       c) Ni(OH)3
       d) AgOH
       e) H3PO2
       f) H3PO3
       g) HBO2
       h) H2S2O7
22)  a)  HgCl2
       b) Fe2(SO4)3
       c)  Al(OH)3
       d)  HCN
23)B
24) 1 KOH + 1 H3PO4  →  K2H2PO4 + H2O
       dihidrogenofosfato de potássio ou fosfato diácido de potássio
25) A
26) C
27) D
28) E
29) C
30) C
31) E
32) B


01-  Escreva a fórmula das substâncias ou o nome conforme o caso. Acrescente a função inorgânica a qual pertence.
a)  ácido fosfórico:                                                o) permanganato de cálcio
b)  HNO2 :                                                              p) manganato de ferro III
c)  Ácido carbônico:                                              q) sulfito ácido de alumínio
d)  H3BO3 :                                                                r) óxido férrico
e)  Hidróxido de magnésio:                                         s) heptóxido de difósforo
f)  Ni(OH)2 :                                                               t) trióxido de enxofre
g)  Hidróxido de alumínio:                                          u) óxido de potássio
h)  Fe(OH)3 :                                                             v) peróxido de potássio
i)  HNO3 :                                                                  x) peróxido de hidrogênio
i)  H2MnO4 :                                                              z) N2O5
j)  H2Cr2O7 :                                                              w) NO
k)  Zn(OH)2 :                                                             @) monóxido de carbono
l)  Pb(OH)4:                                                               #) dióxido de carbono
m) Be(OH)2 :                                                             &) nitrito de alunínio
n)  Au(OH):


02- Complete a tabela.


03- O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido ou básico de diferentes soluções. Misturando-se
um pouco de suco de repolho a uma solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de
acordo com a escala a seguir.
Algumas soluções forma testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:
De acordo com esses resultados, as soluções I ,II, III e IV, têm, respectivamente, caráter:
a) ácido – básico – básico – ácido
b) ácido – básico – ácido – básico
c) básico – ácido – básico – ácido
d) ácido – ácido – básico – básico
e) básico – básico – ácido – ácido

domingo, 22 de janeiro de 2012

“Amar a química é amar a própria essência da vida”

A seguir estou postando alguns trechos de uma entrevista do catedrático em Química Alberto Requena, presidente da Sociedade de Química da região da Murcia – Espanha.  Resolvi colocar algumas partes desta entrevista pelo carinho que o Químico espanhol demonstra por esta ciência e ressalto não postei isso por ele ser espanhol hehehe
Andréia

   Parece que falar a palavra química é fazer referência a algo negativo?
 - “A crise da química é devido a uma conotação negativa que normalmente é dado aos produtos químicos, como sinônimo de algo artificial e prejudicial. Mas o oposto é verdadeiro. A própria vida é química pura, o amor é química. Minha intenção é que as pessoas amem a química, vejam como ela realmente é e o que ela traz. A visão das pessoas é equivocada, ficam com esta imagem negativa e esquecem que até mesmo as endorfinas que são gerados no cérebro quando você se apaixona são o resultado de uma reação química, as cores das roupas que vestimos, os cheiros que nos lembramos da infância ... tudo."
 - "Uma coisa que só acontece em química, é a única disciplina que cria. Examina a natureza. a compreende  e imita. Dê uma olhada vamos ver  as coisas que são o produto da pesquisa química e fazem parte da vida cotidiana, por exemplo, novos materiais criados e que são o resultado da pesquisa. Estamos rodeados por química."
 - "Devemos fazer os alunos  compreenderem que a química é o que muda tudo. Temos de passar a química com amor, porque é a investigação nesta área que gera tecnologia de última geração e progresso."

A entrevista completa está disponível em: http://www.laopiniondemurcia.es/comunidad/2012/01/22/amar-quimica-amar-propia-esencia-vida/380071.html



domingo, 15 de janeiro de 2012

Breve definição de Sabão e Detergente


Já nos primeiros anos da era cristã, os gauleses ferviam sebo e cinzas para fabricar uma forma primitiva de sabão. Conhecido pelos romanos e fenícios e artigo de luxo na Idade Média, o sabão tornou-se produto de uso generalizado a partir do século XIX. Desde a segunda guerra mundial, a fabricação de sabão a partir de materiais naturais vem diminuindo em benefício do detergente sintético.
Sabão e detergente são compostos químicos destinados à limpeza. Os detergentes são produtos sintéticos destinados a remover detritos de superfícies sólidas, lisas ou porosas. O sabão é, na verdade, um tipo mais simples de detergente e compreende todos os sais de ácidos gordurosos. Os sabões se dividem em duros, ou sódicos, e moles, ou potássicos. Quando tanto o sódio como o potássio estão presentes em sua composição, o sabão se classifica segundo a base preponderante.
Os sabões são fabricados com álcalis e gorduras. Tradicionalmente, a soda cáustica e as gorduras eram misturadas em grandes cubas aquecidas por diferentes meios até o ponto de ebulição. O processo moderno é o da hidrólise direta das gorduras a temperaturas elevadas. Uma grande desvantagem do sabão é sua tendência a reagir ao cálcio e magnésio da água dura, com a formação de um resíduo insolúvel, motivo pelo qual tende a ser substituído pelos detergentes sintéticos.
O elemento básico do detergente é um agente de superfície ou agente tensoativo, que reduz a tensão superficial dos líquidos, sobretudo da água, e facilita a formação e a estabilização de soluções coloidais, de emulsões e de espuma no líquido. Para penetrar na superfície e interfaces dos corpos (adsorção), a molécula do agente tensoativo contém uma parte polar ou hidrofílica, solúvel em água, e uma parte lipofílica, solúvel em gordura.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Química da Coca-Cola

        Em 1886, John Pemberton, farmacêutico de Atlanta, EUA, criou uma bebida inicialmente vendida como xarope e que logo se tornaria numa referência de sabor de bebida  não alcoólica mais conhecida em todo o mundo. A bebida havia sido batizada de Coca-Cola  por Frank Robinson, contador do farmacêutico. Oficialmente, a data decriação da bebida ficou marcada no dia 8 de maio de 1886, mesma data em que foi lançada na farmácia de Jacob’s Pharmacy.
        Cem anos depois, a empresa The Coca-Cola Company registrou produção de 38 bilhões de litros do xarope. No dia 8 de dezembro de 2011, pela primeira vez em 86 anos, a empresa mudou o lugar da fórmula secreta da bebida, o texto foi retirado do cofre de um banco para ser exposto no museu da empresa, ainda situada em Atlanta.
        Porém, a fórmula completa e original da Coca-Cola permanecerá secreta, o documento foi encaminhado para exposição no World of Coca-Cola no final de 2011. A fórmula estava guardada no SunTrust Banks Inc, , situado no centro de Atlanta, desde 1925.
        No ano de 2011, a empresa comemorou 125 anos. Segundo o livro “A Fórmula Sagrada da Coca-Cola”, o autor acredita ter descoberto a fórmula original da bebida. O livro editado e publicado em 1993, sumiu das livrarias e dos sebos brasileiros. A fórmula seria:
  • Citrato de Cafeína 1 onça (28,350g)
  • Ext. de Baunilha 1 onça
  • Saborizante 2 112 onças
  • F.E. Coco 4 onças
  • Ácido cítrico 3 onças
  • Suco de Lima 1 quarto
  • Açúcar 30 libras-peso
  • Água 2 1/2 galões (3,785 litros)
  • Caramelo o suficiente
  • Misture o Ácido de Cafeína e Suco de Lima em 1 quarto de água fervente e acrescente baunilha e saborizante quando frio.
Saborizante:
  • óleo de Laranja 80
  • óleo de Limão 120
  • óleo de Noz-Moscada 40
  • óleo de Canela 40
  • óleo de Coentro 20
  • Nerol 40
  • Álcool 1 Quarto
  • deixe descansar 24h


    Agora alguém irá falar que não gosta de Química depois de saber que a Coca-Cola está cheia de Química? hehehehe
    É A QUÍMICA PRESENTE EM TODA PARTE!


Fonte: Infoescola

QUÍMICA VERDE

Hoje em dia, a preservação do meio ambiente é um assunto presente em diversas pautas de discussão nos governos. Cada vez mais vemos ações de grupos como o Greenpeace, apenas para citar um dos mais conhecidos, contra a poluição  e exigindo soluções para os males que já presenciamos as consequências.
A química sempre foi vista como uma grande ameaçadora do meio ambiente, por causa da poluição das águas  e do próprio ar, tenta cada vez mais deixar de ser um problema e se tornar uma solução. Primeiramente, todos precisam entender que a Química está em tudo, em toda a parte e até em nós mesmos. As pessoas costumam associar coisas químicas a coisas ruins sem levar isso em consideração.
química verde é uma linha de pensamento que tem se difundido cada vez mais a fim de tornar a química aliada ao meio ambiente. Ela se baseia em 12 passos que visam à melhora dos processos químicos realizados por indústrias. Os 12 passos são:
  1. Prevenção: Evitar ao máximo pelo estudo das rotas de produção, a formação de subprodutos nocivos;
  2. Eficiência: Transformar a maior parte dos reagentes utilizados em produto final.
  3. Síntese segura: Estudar sínteses que não formem subprodutos nocivos e que toda sua condução seja segura.
  4. Produtos seguros: O produto final também não deve ser nocivo ao meio ambiente
  5. Solventes seguros: Dar preferência a solventes cujo descarte possa ser feito sem impacto ambiental.
  6. Integração de energia: Durante o processo, muita energia é gerada na forma de calor, essa energia pode ser usada dentro do próprio processo para reduzir o gasto de energia da indústria.
  7. Fontes renováveis: As matérias primas devem ser provenientes de fontes renováveis de preferência.
  8. Derivados: Evitar a formação de derivados sintéticos.
  9. Catálise: Dar preferência ao uso de catalisadores para acelerar à reação ao invés de gastar mais material para “empurrar” a reação para os produtos
  10. Biodegradável: Já foi falado do produto seguro ao meio ambiente, nesse caso é o produto que pode ser reciclado pela própria natureza.
  11. Análise da poluição: Os efluentes saídos da indústria bem como o material que circula dentro da indústria deve ser continuamente analisado para detectar prontamente qualquer tipo de contaminação.
  12. Química segura contra acidentes: Todos os passos da implementação da indústria devem ser tomados a fim de evitar acidentes de grandes proporções que provocarão contaminação e, dependendo da magnitude, até mesmo perdas humanas.
Nem todas as indústrias seguem todos esses passos, mas tudo caminha para que no futuro, todas trabalhem dessa maneira. A criação de códigos e regulamentações garantem o cumprimento dessas normas.

Fonte: Infoescola

Mas qual a relação entre o Protocolo de Kyoto e a Química?

A relação entre o Protocolo de Kyoto e a Química é muito maior do que podemos imaginar. 


          Como o próprio nome já diz, o Protocolo foi assinado em kyoto (Japão), em 1997.
      O documento estabelece aos países industrializados a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2, gás carbônico) e outros gases do efeito estufa (gases que contribuem para o aquecimento global que é o aumento da temperatura na superficie terrestre), ou seja, o protocolo impõe uma meta de redução desses gases na atmosfera.
     Isso não significa que elas não devem se importar; pelo contrário, o mundo inteiro tem responsabilidade no combate ao aquecimento, mas a idéia é que os países que mais lançaram gases na atmosfera têm maior obrigação de reduzir as emissões.
Aqueles que conseguirem um resultado satisfatório, receberão os chamados “Créditos de Carbono”, que valem dinheiro.
          O Brasil embora não tenha muitos deveres no acordo, só sai ganhando com esse protocolo, pois qualquer projeto elaborado aqui com a finalidade de diminuir o efeito estufa pode se transformar em crédito de carbono. Se por acaso algum país rico não conseguir ou tiver dificuldade de atingir a meta, ele poderá comprar esse crédito do Brasil.
          O documento conta com a participação de centenas de países; porém, infelizmente, o sucesso do acordo não é total, pois os Estados Unidos (maior emissor de gases estufa na atmosfera) recusa-se a assinar o documento, bem como alguns outros países, como a Austrália.
          O ex-presidente George W. Bush alegou que não existiam provas suficientes que liguem o aquecimento global à poluição industrial e além disso, ele disse que a economia de seu país seria prejudicada, já que são dependentes de combustíveis fósseis (o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis contribuem para a emissão desses gases no ar).
          Em vez de diminuir as emissões, os EUA optaram por desenvolver tecnologias menos poluentes.
Protocolo de Kyoto e Aquecimento Global são duas coisas que andam juntas, é impossível falar de um sem citar o outro.
          O Protocolo foi criado justamente para impedir que o aquecimento cresça e prejudique cada vez mais o planeta e seus habitantes.

Canadá abandona oficialmente o Protocolo de Kyoto

País diz que tem o direito legal de deixar o acordo e evita multas pesadas. Documento de 1997 é o único tratado global contra emissões de carbono.


No final de dezembro de 2011 o ministro canadense do Meio Ambiente, Peter Kent declarou que o Canadá se retirou do Protocolo de Kyoto, um acordo para redução das emissões de gases do efeito estufa.  

"Estamos invocando o direito legal do Canadá de abandonar formalmente (o Protocolo de) Kyoto", disse Kent após a conferência da ONU sobre o aquecimento global encerrada no domingo em Durban, África do Sul.

"Kyoto não funciona" e o Canadá corre o risco de pagar multas de vários bilhões de dólares se permanecer neste acordo, disse Kent.

O Protocolo de Kyoto, fechado em 1997, é o único tratado global que fixa reduções de emissões globais de carbono.

Mas as reduções fixadas afetam os países ricos, com exceção dos Estados Unidos, que não é signatário do acordo, e não afeta os grandes emergentes como China ou Índia.

Sob o Protocolo de Kyoto, o Canadá concordou em reduzir até 2012 suas emissões de carbono a 6% menos que os níveis registrados em 1990, mas, em vez disso, suas emissões aumentaram consideravelmente.

A saída do Canadá do protocolo fará com que o país evite pagar multas de até 13,6 bilhões de dólares por não ter cumprido as metas.

Os representantes de cerca de 190 países aprovaram em conferência da ONU sobre o clima de Durban um mapa do caminho para um acordo global em 2015 destinado a reduzir as emissões de gas de efeito estufa.


Fonte: CenárioMT 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012